25 de fevereiro de 2013

Três leis do acesso livre a dados governamentais

Estive a traduzir para Português um artigo como parte do trabalho de tradução voluntária discutida nos forums do transparência hackday. O artigo original escrito por um activista Canadiano sintetiza em 3 leis os principios do acesso livre a dados governamentais que passo a listar:
  • Se os dados não estiverem accessiveis para indexação automática, é como se não existissem.
  • Se os dados não estiverem num formato aberto e processável por uma máquina, não são usáveis.
  • Se os dados não poderem ser reaproveitados devido a impedimentos legais, não trazem mais valia.

5 comentários:

  1. Desconheço o estado dos dados abertos em Portugal. O site http://www.dados.gov.pt/ que imagino que seja uma imposição da UE para a transparência - senão imagino que não existia sequer (sou muito imaginativo, especialmente quando não é uma área que domine profundamente) é muito muito pobre, em particular se compararmos com os dados americanos... Sou da área da saúde, por isso interessa-me ver todos os dados da saúde anonimizados mas disponíveis abertamente para análise e extracção de conhecimento. Gostava de saber o que sabem sobre o estado e condições dos dados abertos em Portugal, em particular dados de saúde. Obrigado. bom blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Gustavo,

      Obrigado pelo comentário.

      De facto o dados.gov.pt, apesar de ainda ser beta, tem de facto uma secção dedicada a saúde mas esta encontra-se completamente vazia.

      Não sendo eu da àrea da saúde aproveitei esta ocasião para fazer uma pesquisa rápida no google a ver se existirá mais algum portal. Encontrei duas referências importantes:

      - O Pordata tem algumas estatisticas sobre a saúde em Portugal por exemplo. http://www.pordata.pt
      - O Portal da Saúde também contém alguma informação http://www.portaldasaude.pt incluindo um artigo que promete um portal de dados de saúde http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/informatizacao/PDSenglishm.htm que suponho seja o https://servicos.min-saude.pt/utente/portal/paginas/default.aspx e que pelos vistos até anda a ser elogiado lá fora http://www.spms.pt/2012/06/plataforma-de-dados-da-saude-consegue-bons-resultados-em-berna/

      Talvez seja interessante fazer uma análise a este portal.

      Cumprimentos,
      Filipe Cruz

      Eliminar
    2. O site da ACSS também tem alguma informação, mais de ordem financeira pelo que li na diagonal.
      http://www.acss.min-saude.pt/
      http://www.acss.min-saude.pt/bdea/

      Eliminar
    3. Directório de Informação em Saúde
      http://dis.dgs.pt/

      Que inclui referência para o Portal do Instituto Nacional de Estatística que de facto tem uma secção dedicada à saúde
      http://www.ine.pt

      Eliminar
  2. Ola, obrigado pela resposta cuidada. Vou ver as referencias que me deste e volto com ideias. Dentro da abertura de dados posso imaginar que seremos um país pouco aberto, e que os dados existentes estejam em formatos diversos e não formatados para serem facil e automaticamente analisados. É só um palpite. Nada como ir ver. Cumps

    ResponderEliminar