E de facto desde pequeno que sempre tive de andar com horários no bolso, chegar ao local, confirmar nos boletins esbatidos pelo sol que é capaz de estar a vir qualquer coisa em breve e esperar um bocado. Nos anos mais recentes algumas estações de comboios, metros e barcos começam também a ter um contador de quantos minutos estimados para o próximo transporte. Mas de facto não há nenhum site ou aplicação online onde eu possa consultar essa informação e planear melhor o meu tempo.
Habituamo-nos um bocado a que isto é o que é em Portugal. Mas a realidade lá fora, por exemplo na Finlândia, é que todos os locais de transportes tem um contador a dizer quanto tempo demora o próximo transporte a chegar. Há também um website oficial do governo onde podemos pesquisar a nossa rota planeada, que nos retorna várias possibilidades de tramite optimizado, com tempos estimados de viagem e espera em cada local. E inclusivé uma API disponivél, que permite a programas desenvolvidos por outras pessoas poderem usar a informação dos transportes públicos da cidade para desenvolverem outras aplicações ou serviços.
Alguém sabe de alguma cidade em Portugal que faça ou esteja a planear fazer disto num futuro não muito longinquo? Gostava de os entrevistar para conseguir entender melhor quais os entraves actuais? A tecnologia existe e temos pessoas capazes de a implementar em Portugal.
A coisa mais perto que temos disto em Portugal aparenta ser o estradas.pt, que reporta em tempo real se há alguma eventualidade nas diversas auto-estradas do país que possam condicionar o trânsito. Inclusivé tem acesso público a algumas das câmaras de vigilância instaladas nas estradas so país; uma página que permite ao utilizador submeter nova informação; e um feed da informação para o twitter e facebook. Parece-me excelente, fico contente que exista.
Infelizmente só contém informação sobre incidentes nas estradas, não informação sobre os transportes públicos em si.
Outras melhorias que sugeria ao estradas.pt assim de repente seriam:
- O feed de notícias poder ser acessivel por uma API, para poderem ser construidos serviços de terceiros sobre a informação actualizada do site sem ter de fazer pole e scrapping recorrente à informação.
- Transformar o formulário de submissão de ocorrências numa aplicação móvel com alguma componente de gamificação de forma a premiar os utilizadores pela sua utilização recurrente.
- Poder filtrar a informação por raio de ocorrência para recebermos somente informação que nos é mais relevante na altura.
EDIT: Pelos vistos já há alguma coisa em funcionamento: carris.pt e ost.pt, obrigado a quem enviou as dicas. Irei analizar se disponibilizam os dados abertos e sob que licenças.
Obrigado pela informação Paula, vou investigar para colocar a info correctamente na página dos census :)
ResponderEliminarRecebi também uma dica sobre a existência do One.Stop.Transport. https://www.ost.pt/ O panorama já começa a ter melhor aspecto. Deixa tentar descortinar onde estão os dados abertos em concreto e quais as cidades de Portugal que usufruem deles na prática.
ResponderEliminarAinda à semanas atrás contactei a STCP, no Porto, no sentido de saber se tinham alguma API aberta ao público para consulta de horários e linhas de autocarros. Ao que parece não existe nada. Gostaria de fazer uma aplicação à medida das minhas necessidades, tanto com os horários da STCP como do Metro do Porto, visto que sou utilizador regular e as aplicações actualmente existentes são um tanto ao quanto medíocres. O site da OST parece-me uma ideia muito interessante, pensei que me pudesse resolver o problema...mas por enquanto parece que não.
ResponderEliminarEstive a pesquisar um bocado mais sobre isto. Quem desenvolveu o move-me (com financiamento europeu) é a opt, uma empresa privada cujos principais accionistas são listados no website deles como sendo: STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, SA; Barraqueiro Transportes, S.A.; Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, SA; Horários do Funchal, Transportes Públicos, SA; INEGI, Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial.
ResponderEliminarPortantos começo a entender qual o motivo que os leva a não abrir os dados. É financeiro. De qualquer dos modos enviei emails a questionar esta situação. Pode ser que as minhas assumpções sejam de má fé e que de facto haja um plano em marcha para tornar os dados dos nossos transportes públicos, públicos.
Gostaria de saber se foi possível obter algum tipo de resposta. Obrigado
EliminarGostaria de saber se foi possível obter algum tipo de resposta. Obrigado
Eliminarpor acaso chegaram-me a responder, estieve agora a procura do email da resposta:
EliminarExmo. Senhor,
Relativamente ao seu pedido, informamos que a informação de tempos de espera de veículos em tempo real não é ainda disponibilizada ao público abertamente.
A CARRIS trabalha em parceria com dois parceiros atualmente que disponibilizam essa informação, juntamente com outras de outros operadores de mobilidade na cidade, nas seguintes app´s gratuitas:
SAPO TRANSPORTES
O SAPO Transportes permite, em qualquer lugar e em qualquer instante:
- Informar quais os itinerários possíveis para qualquer ponto (origem/destino) da Área Metropolitana de Lisboa
- Consultar os horários das diferentes carreiras/linhas, organizados por modo de transporte
- Consultar os percursos e as paragens dos diferentes transportes públicos
- Guardar favoritos
Faça o download da app aqui.
MOVE-ME
Esta aplicação permite o acesso a informação diversificada sobre transportes públicos. Permite, não só a consulta de informação de operadores como permite planear uma rota, em tempo real, com transbordo entre operadores.
Ainda permite encontrar tempos de partida e chegada de veículos e, com a funcionalidade de mapas permite numa dada localização definir:
- Paragens mais próximas
- Pontos de interesse mais próximos
- Próximo veículo a passar na paragem
Faça o download da app aqui.
Além destas app´s possibilitamos ainda o acesso a esta informação via sms e e-mail:
SMS ao minuto
O sistema de mensagens SMS ao minuto tem como principal objetivo proporcionar informação, via telemóvel, sobre os horários reais de passagem dos veículos nas paragens. A pedido do Cliente, a CARRIS proporciona a consulta de informação fiável e de última hora sobre a passagem dos veículos, em cada paragem.
Como utilizar o serviço?
· Para consultar tempos de espera (em minutos), relativamente a todos os veículos que passam numa determinada paragem deverá digitar C (espaço) Código da Paragem e enviar para o 3599 (custo de mensagem escrita normal);
· Para consultar tempos de espera dos próximos três veículos de uma carreira, numa determinada paragem deverá digitar C (espaço) Código da Paragem (espaço) Nº da Carreira e enviar para o 3599 (custo de mensagem escrita normal)
E-mail ao minuto
O serviço e-mail ao minuto tem como principal objetivo proporcionar informação, via internet, sobre os horários reais de passagem dos veículos nas paragens. A pedido do Cliente, a CARRIS proporciona a consulta de informação fiável e de última hora sobre a passagem dos veículos, em cada paragem.
Como utilizar o serviço?
· Utilizando o motor de pesquisa Carris: Aceda ao motor de pesquisa existente no topo da página e selecione a opção "Códigos de Paragem"; Selecione a localidade onde se situa a paragem de que deseja obter informação; Verifique das opções que o sistema apresenta qual a paragem de que pretende obter informação e selecione a opção "mensagem"; Preencha com o seu e-mail e dentro de breves momentos receberá no seu e-mail uma mensagem com os tempos de espera da paragem que solicitou informação.
· Utilizando e-mail próprio: Consulte a lista de códigos e selecione o código da paragem que lhe interessa; Preencha o assunto de um e-mail novo com a configuração "C (espaço) código de paragem"; Envie para sms@carris.pt e dentro de breves momentos deverá receber uma mensagem no seu e-mail indicando a informação pretendida.
Com os melhores cumprimentos,
Gabinete de Marketing
carris
Transportes de Lisboa
Bom... Obrigado :)
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