E de facto desde pequeno que sempre tive de andar com horários no bolso, chegar ao local, confirmar nos boletins esbatidos pelo sol que é capaz de estar a vir qualquer coisa em breve e esperar um bocado. Nos anos mais recentes algumas estações de comboios, metros e barcos começam também a ter um contador de quantos minutos estimados para o próximo transporte. Mas de facto não há nenhum site ou aplicação online onde eu possa consultar essa informação e planear melhor o meu tempo.
Habituamo-nos um bocado a que isto é o que é em Portugal. Mas a realidade lá fora, por exemplo na Finlândia, é que todos os locais de transportes tem um contador a dizer quanto tempo demora o próximo transporte a chegar. Há também um website oficial do governo onde podemos pesquisar a nossa rota planeada, que nos retorna várias possibilidades de tramite optimizado, com tempos estimados de viagem e espera em cada local. E inclusivé uma API disponivél, que permite a programas desenvolvidos por outras pessoas poderem usar a informação dos transportes públicos da cidade para desenvolverem outras aplicações ou serviços.
Alguém sabe de alguma cidade em Portugal que faça ou esteja a planear fazer disto num futuro não muito longinquo? Gostava de os entrevistar para conseguir entender melhor quais os entraves actuais? A tecnologia existe e temos pessoas capazes de a implementar em Portugal.
A coisa mais perto que temos disto em Portugal aparenta ser o estradas.pt, que reporta em tempo real se há alguma eventualidade nas diversas auto-estradas do país que possam condicionar o trânsito. Inclusivé tem acesso público a algumas das câmaras de vigilância instaladas nas estradas so país; uma página que permite ao utilizador submeter nova informação; e um feed da informação para o twitter e facebook. Parece-me excelente, fico contente que exista.
Infelizmente só contém informação sobre incidentes nas estradas, não informação sobre os transportes públicos em si.
Outras melhorias que sugeria ao estradas.pt assim de repente seriam:
- O feed de notícias poder ser acessivel por uma API, para poderem ser construidos serviços de terceiros sobre a informação actualizada do site sem ter de fazer pole e scrapping recorrente à informação.
- Transformar o formulário de submissão de ocorrências numa aplicação móvel com alguma componente de gamificação de forma a premiar os utilizadores pela sua utilização recurrente.
- Poder filtrar a informação por raio de ocorrência para recebermos somente informação que nos é mais relevante na altura.
EDIT: Pelos vistos já há alguma coisa em funcionamento: carris.pt e ost.pt, obrigado a quem enviou as dicas. Irei analizar se disponibilizam os dados abertos e sob que licenças.