13 de dezembro de 2012
Open Data Institute
Uma das grandes dificuldades à adopção do movimento Open Data é a falta de entendimento de como o processo de libertação de dados vai trazer mais valias para a sociedade. De facto se o processo de libertação dos dados requer algum investimento, tem-se de conseguir justificar a mais valia financeira.
Há aplicações sobre os dados que claramente trazem mais valias para os cidadãos mas mais importante do que isso, numa sociedade capitalista que quer promover a criação de micro-empresas e o empreendorismo, é a adopção de Open Data potenciar novas oportunidades de negócio.
Com a adopção de Open Data, certas ideias que acarretariam grande investimento de agregação e tratamento de dados tornam-se viáveis e potenciam novas empresas. Por exemplo no Reino Unido foi criado o Open Data Institute cujo objectivo é incubar novas empresas que se foquem em Open Data como parte integrante do seu modelo de negócio. Exemplo que poderia facilmente estar a ser seguido em Portugal se houvesse visão estratégica ao nivel político para a promover.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário