28 de novembro de 2015
Estudo do CCG analisa dados abertos do Quadrilátero Urbano
Descobri hoje que o Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho conduziu recentemente um estudo sobre open data em quatro cidades no norte de Portugal e submeteu os resultados ao Portugal Open Data census da Open Knowledge.
12 de novembro de 2015
Date with Data, Porto, 14 Novembro
http://datewithdata.pt
Neste Date With Data, queremos procurar re-combinações, mash-ups e outros exercícios mais ou menos especulativos, juntando o texto, a literatura e a publicação digital às nossas áreas de eleição: análise de dados e informação, visualizações e novas formas de ver a informação existente. Que usos poéticos poderíamos pensar para o texto das leis, os debates no Parlamento ou as notícias de jornal? Como poderemos visualizar de uma forma iluminadora as obras literárias que temos à disposição no domínio público? E o que se anda a fazer em Portugal nas frentes da literatura e publicação digital, e onde poderíamos contribuir para projetos que já aí andam?
Vamos passar em revista os recursos abertos existentes para textos em português, como o Projecto Adamastor, o Dicionário de divisão silábica, a base de corpora e Dicionários da Univ. do Minho, a lista de vocábulos do site da CPLP e a Linguateca. Na língua de Shakespeare, podemos sempre contar com o Archive.org e o Public Domain Review.
Sábado, dia 14, das 10 às 17 no UPTEC PINC
3 de novembro de 2015
II Workshop Dados Abertos - Open and Linked Data, Lisboa, 6 Novembro
II Workshop Dados Abertos - Open and Linked Data, Lisboa, 6 Novembro
«Open and Linked Data» será o tema do II Workshop Dados Abertos que a Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA) está a organizar para a manhã do próximo dia 6 de novembro no INE - Instituto Nacional de Estatística.
Este workshop abordará questões relacionadas com Administração Aberta e Dados Abertos, focando nos conceitos e potencialidades como Linked Data e Web Semântica, e apresentando o ponto de situação de projetos estratégicos como a evolução do portal nacional - dados.gov. O módulo principal do workshop será dado por Michiel de Keyzer, Manager na PwC e responsável por várias iniciativas de Open Data, Interoperabilidade e TIC, a nível europeu.
Esta sessão é dirigida a técnicos e dirigentes responsáveis por áreas relacionadas com geração de dados por parte da Administração Pública, no contexto de gestão de sistemas de informação, produção de estatística ou gestão de projetos, e a qualquer interessado sobre os temas da Administração Aberta e de open data.
Decorrerá entre as 9h30 e as 13h00 da próxima 6ª feira, 6 de novembro, na Av. António José de Almeida 5, em Lisboa.
A participação é livre mas exige confirmação através do email comunicacao@ama.pt até ao próximo dia 4 de novembro.
A AMA é o instituto público responsável pelo desenvolvimento do repositório nacional de dados abertos - dados.gov -, e pela promoção de políticas relacionadas com as temáticas da Administração Aberta em Portugal. Este Workshop tem como objetivo sensibilizar para a importância da disponibilização de dados de qualidade no contexto nacional e europeu.
4 de outubro de 2015
Central de Dados
A Central de Dados é um repositório aberto de datasets Open Data em Portugal. Os dados aqui publicados são provenientes de diversas fontes e estão sob a curadoria do Transparência Hackday. O nosso objetivo é catalogar, afinar, complementar e publicar conjuntos de informação pública, para que possam ser reutilizados em visualizações, webapps, consultas e outros fins.http://centraldedados.pt/
A Central de Dados é uma ferramenta aberta e pública, e todo o código para ela criado está disponível segundo uma licença de software livre
Date with Data, Porto, 10 Outubro
Próximo Date with Data: 10 de outubro
Visualizações insólitas
Costumamos falar dos dados e da sua importância. Mas é difícil destacar os significados sem formas eficazes de ver essa informação. Uma representação visual é sempre mais eloquente do que qualquer folha Excel.
Já estamos habituados às formas convencionais de visualização, como gráficos de barras, diagramas circulares ou infografias; o que mais poderíamos imaginar para traduzir visualmente a informação?
E que abordagens menos convencionais podemos congeminar a partir da informação pública? Já temos datasets de deputados, eleições, sessões da AR e nomes próprios; e à disposição também temos os censos, contratos públicos, o Diário da República e o dados.gov.pt. Como os podemos tornar visíveis, legíveis, e sobretudo interessantes?
A nossa proposta é pensar fora da caixa, com menos PC e mais papel e caneta. E em vez de mergulharmos de cabeça em mais projetos e apps, queremos esmiuçar e semear ideias que vão para além da app e da hackathon. Junta-te ao nosso brainstorm e vamos pensar juntos como ver os dados.
Como sempre ao segundo sábado de cada mês, é já no dia 10, das 10 às 17, no Pavilhão Jardim do UPTEC PINC (Praça Coronel Pacheco). Mais pormenores em http://datewithdata.pt
29 de setembro de 2015
PASTEUR4OA (Open Access Policy Alignment Strategies for European Union Research)
PASTEUR4OA (Open Access Policy Alignment Strategies for European Union Research) aims to support the European Commission’s Recommendation to Member States of July 2012 that they develop and implement policies to ensure Open Access to all outputs from publicly-funded research.http://pasteur4oa.eu/
PASTEUR4OA will help develop and/or reinforce open access strategies and policies at the national level and facilitate their coordination among all Member States. It will build a network of centres of expertise in Member States that will develop a coordinated and collaborative programme of activities in support of policymaking at the national level under the direction of project partners.
Coding for Social Impact
Não é directamente open data, mas é na mesma util socialmente, esta iniciativa do MIEIC da FEUP:
Coding for Social Impact
Coding for Social Impact is a project-based opportunity to build close collaborations between social innovators and students of the Software Development Laboratory course unit (MIEIC), with the concrete goals of envisioning, designing, and building simple software systems capable to leverage ideas with high social impact potential. The projects will be developed within a timeframe of 12 weeks, followed by a public event – a grand finale.
8 de setembro de 2015
Date with Data, Porto, 12 Setembro
http://datewithdata.pt/
O próximo encontro Date With Data vai ser dedicado à **informação legislativa e parlamentar**. Este tema já nos é caro por ter sido o primeiro assunto em que nos debruçámos quando começámos os hackdays em 2010. Em segundo lugar, na semana entre 7 e 13 de setembro assinala-se a Global Legislative Openness Week, evento ao qual nos associamos. Finalmente, com as eleições que aí vêm no dia 4 de outubro, não podia haver altura mais oportuna para olhar para o trabalho que fomos fazendo ao longo de 5 anos na frente legislativa e eleitoral, e congeminar sobre as novas direções que podemos encontrar.
As palavras-chave serão dados eleitorais, textos legislativos, dinâmicas parlamentares, sempre fugindo ao olhar burocrático e procurando formas humanas de nos relacionarmos com os órgãos que nos representam. Vamos falar do Demo.cratica e de outras ferramentas de informação parlamentar que construímos, dos datasets que temos vindo a ordenar e que aproveitaremos a deixa para publicar, e do potencial de toda esta informação para pensarmos ferramentas para uma sociedade mais esclarecida.
E precisamos sobretudo de ti! Temos projetos na calha que adorariam alguma atenção, e também procuramos ideias sobre o que se pode fazer em conjunto durante o dia do encontro. Não é preciso ser hacker para participar, mas dá jeito trazer boa disposição e vontade de trocar ideias!
Sábado, dia 12, das 10 às 17 no UPTEC PINC (Praça Coronel Pacheco), temos encontro marcado. Traz o teu portátil!
18 de junho de 2015
12 de junho de 2015
O Ponto do Parlamento
Ao ler o subreddit do opendata_pt encontrei um link para este projecto de visualização das faltas ao parlamento dos deputados. Está disponivél online em http://opontodoparlamento.org/.
5 de maio de 2015
THD, Porto, 9 Maio
Mais um THD, desta vez dia 9 de Maio.
9 de maio: Linguagem, dados e dizeres
No dia 9 de maio, vamos tomar como tema a linguagem nas suas vertentes mais diversas e inusitadas, desde os pontos de vista mais nerdy (processamento de discurso, análise de sentimento, extração de sentido) até às visões mais líricas (poesia automática, geradores de texto, visualizações dadaístas e alocuções surrealistas).
Tudo a partir dos dados abertos, com fontes tão diversas como o Projeto Gutenberg, as transcrições do Parlamento, o texto das leis, provérbios ou letras de fados. A nossa inspiração serão dicionários, gramáticas, provérbios e dizeres; desde a poesia da burocracia à digitalização do poema, vamos procurar as pontes que podemos construir entre os dados e os ditos.
Seguimos a fórmula do costume: será no dia 9 de maio (segundo sábado do mês), das 11 às 17:30, na UPTEC PINC* (Praça Coronel Pacheco, 2). Vem linguajar connosco, e não te esqueças do teu portátil!
* Neste hackday vamos estar na sala de cowork, no 1º andar do PINC.
8 de abril de 2015
11 de março de 2015
9 de março de 2015
28 de fevereiro de 2015
Prémio Pordata
No âmbito das actividades de celebração dos 5 anos da PORDATA, a FFMS comunica a abertura da primeira edição do Prémio PORDATA Inovação.
O Prémio PORDATA Inovação pretende reforçar a articulação entre a PORDATA e os agentes de produção de conhecimento.
Com base nos dados publicados na PORDATA, o objectivo do Prémio PORDATA Inovação é a obtenção de propostas de indicadores inovadores, que representem uma mais-valia para a compreensão e conhecimento das dinâmicas da sociedade.
A apresentação de propostas deverá ser feita entre 23 de Fevereiro de 2015 e as 24 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Maio de 2015.
Mais informações aqui.
13 de fevereiro de 2015
THD, Porto, 21 Fevereiro
Da mailing list do transparência hackday:
Sábado, 21 de fevereiro, comemoramos mais um Open Data Day com uma edição especial do Transparência Hackday:
http://www.transparenciahackday.org/2015/02/open-data-day-2015
O dia está organizado em duas partes:
- durante a manhã, um workshop sobre linked data orientado pelo João Pequenão;
- durante a tarde, apresentações. Convidamos o designer Eduardo Nunes, para mostrar o seu trabalho sobre visualização de informação. E temos uma ronda de apresentações de projetos do Hackday, com a Central de Dados e o TotoNome, em destaque!
Abaixo envio o programa completo, com hora e local (PINC/UPTEC).
ATENÇÃO: se vierem a este hackday, como estamos a preparar lanche e, há um limite de participantes para o workshop precisamos que se inscrevam aqui:
https://www.eventbrite.com/e/open-data-day-porto-tickets-15237998263
21 de janeiro de 2015
Workshop “Interoperabilidade e Open Data”, Covilhã, 22 Janeiro
A UBI e o Pólo das TICE.PT estão a organizar um Workshop subordinado ao Tema “Interoperabilidade e Open Data”, que terá lugar no dia 22 de janeiro de 2014, na UBI (instalações da Faculdade de Ciências da Saúde).Mais informações no website.
5 de janeiro de 2015
THD, Porto, 10 Janeiro
Vai haver mais um hackday no Porto em Janeiro. Mais informações na página do evento.
Subscrever:
Mensagens (Atom)