20 de abril de 2016

Dados abertos da Biblioteca Nacional de Portugal

Notica no dados.gov:
O catálogo de dados do Dados.Gov.Pt acaba de receber um novo dataset que referencia o portfólio de dados abertos disponibilizados pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

O novo dataset da BNP agora disponível no nosso catálogo de dados fornece as ligações para os conjuntos de dados que a entidade disponibiliza de forma livre e gratuita, incluindo o catálogo bibliográfico da BNP, da Base Nacional de Dados Bibliográficos (PORBASE), a Bibliografia Nacional Portuguesa (desde 1931) e Biblioteca Nacional Digital, entre outros.

Estes dados são disponibilizados em diferentes esquemas (UNIMARC, Dublin Core, Mods) e formatos de codificação (ISO2789, MarcXchange, RDF, RDF Turtle, RIS), podendo ser acedidos através de serviços de pesquisa e recuperação de registos ou por serviços OAI-PMH para obtenção de conjuntos de dados.

Os dados abertos da BNP são disponibilizados sob uma licença CC0 (Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication), permitindo a utilização sem quaisquer restrições e sem a exigência de registo prévio ou autenticação.

Estes dados também estão acessíveis através da plataforma Open Data BNPortugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário