17 de abril de 2013

CONFOA 2013


A 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (CONFOA) realizar-se-á na Universidade de São Paulo, Brasil, nos dias 6 a 9 de outubro de 2013 e pretende reunir interessados em atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições de ensino e investigação. 

Temas a desenvolver no âmbito da Conferência:
  • Políticas públicas de acesso aberto, mandatos em instituições de ensino, de investigação e desenvolvimento e em agências financiadoras de ciência.
  • Softwares abertos, protocolos de interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica.
  • Repositórios de publicações e dados científicos, revistas científicas e outros.
  • Impacto do acesso aberto na comunidade científica e nos rankings tradicionais e alternativos.
  • Acesso aberto para uma ciência e uma investigação aberta.
  • Auto-arquivo e envolvimento da comunidade científica na construção de repositórios.
  • Direitos de autor.

Submissão de Trabalhos: até 3 maio de 2013.

2 de abril de 2013

Open Courseware Consortium


O Open Courseware Consortium é um projecto internacional que disponibiliza, para consulta gratuita, materiais de cursos de acesso livre de grau universitário em 18 linguas, incluindo Português, provenientes de 47 países com universidades membros. Portugal tem um total de 0 (zero) universidades contribuintes. Alguém tem contactos ao nivél universitário com vontade de alterar esta estatística?

Associação Ensino Livre


Tangencialmente relevante ao acesso livre em Portugal, a página da Associação Ensino Livre contém noticias e referências sobre o ensino livre em Portugal. Incluindo a produção de conteúdos livres nos processos de aprendizagem e a utilização de software livre em ambientes de ensino.